quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Patrimônio Histórico Cultural Material e o Mercado de São Brás



Neste vídeo continuo a provocar a reflexão sobre o patrimônio histórico cultural material de Belém, em especial, sobre a necessidade de educação patrimonial das crianças e jovens. Mas também da necessária articulação daqueles que valorizam o nosso patrimônio em favor de ações conjuntas e coordenadas que visem  a pressionar os poderes públicos para que saiam da inércia.

Tratamos também dos mecanismos de estímulos à proteção já existentes, sobretudo, dos tributos extrafiscais municipais.

Falamos ao final sobre o histórico e tão abandonado Mercado de São Brás e a necessidade de uma urgente reforma daquele ícone de nosso patrimônio material.

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Patrimônio histórico-cultural material de Belém (PA)



Neste vídeo trato do tema relativo ao patrimônio histórico-cultural material, ou seja, os bens imóveis, praças e monumentos que fazem parte da nossa memória identitária enquanto belenenses e precisam ser protegidos pelas sociedade e pelo Estado.
Poderia ler no vídeo uma série de normas jurídicas para provar a vocês que não é por falta de legislação que o nosso patrimônio histórico material está sendo degradado, dilapidado.
Evidencio que o que falta é efetividade às normas jurídicas, assim como, que a sociedade civil e o poder público valorizem o rico legado patrimonial deixado por nossos antepassados, sejam eles negros, índios, portugueses ou qualquer povo que também tenha contribuído com a construção deste acervo patrimonial.
Curta, comente e compartilhe.