domingo, 22 de março de 2009

UM POUCO DE HISTÓRIA II . . .



Ps: Como pode ser observado, o que aconteceu hoje (domingo dia 22/03) no Estádio Edgar Proença é mais uma reprise.



Foto: Wagner Méier






UM POUCO DE HISTÓRIA . . .

No dia 7 de dezembro de 1913, um domingo, o "ESTADO DO PARÁ", jornal de grande prestígio que existia em Belém, na sua terceira página, coluna "CRÔNICA ESPORTIVA", noticiou que "elementos esportivos de valores da elite belemense", uns "esparsos do antigo Nort Club" e outros "retraídos no momento", iriam fundar nesta capital o "PAYSANDU-CLUB", "que iniciará logo suas seções de remo e futebol".
A notícia é longa, e ao lado na figura, possuem os trechos que revelam o principal objetivo da mesma -- divulgar a fundação do PAYSANDU. Inclusive, a notícia, termina antecipando votos de prosperidade à novel agremiação.
A 2 de fevereiro de 1914, uma segunda-feira, o mesmo jornal, terceira página, publicou o convite:
Pariquis, 22, ficava entre as travessas Apinagés e São Matheus (está hoje, é a Padre Eutíquio), e era a residência de Abelardo Conduru, que foi um dos principais fundadores do Paysandu, participou de várias diretorias, era benemérito pelos relevantes serviços que prestou ao clube, e, enquanto viveu, sempre dedicou ao Paysandu, especial atenção e muito carinho.
Compareceram 42 interessados, a maioria do Norte Club -- mais conhecido, talvez, pelo codnome "Time Negra", isto por causa do uniforme negro -- e uns poucos de outras agremiações, como por exemplo, o Internacional Club ou Internacional Sport Club, a Recreativa e etc.
Hugo Manoel de Abreu Leão, que era do Nort Club mas liderava o movimento para a fundação do novo clube, foi escolhido por unanimidade, para dirigir os trabalhos. Levou Humberto Burlamaqui Simões para secretariá-lo, e , então, expôs o motivo da reunião, propondo logo que o novo nome do clube fosse denominado PAYSANDU FOOT-BALL CLUB. O nome Paysandu foi inspirado no episódio histórico "A Tomada de Paysandu", no Uruguai, como foi dito acima.
Depois de muitos debates, foi eleita a primeira diretoria, assim constituída:
Presidente: Deodoro de Mendonça
Vice-Presidente: Dr. Eurico Amanajás
1º Secretário: Arnaldo Moraes
2º Secretário: Humberto Simões
Tesoureiro: Gastão Valente
Comissão de Sindicância: Pedro Paulo Pena e Costa, Manuel Marcus e Edgar Proença
Delegado perante a Liga: Hugo de Abreu Leão
Para redigir o estatuto do clube a assembléia escolheu a seguinte comissão: Deodoro de Mendonça, Eurico Amanajás e Arnaldo Moraes.
Não estando ainda organizados os primeiro e segundo times de futebol, a eleição dos respectivos “capitães” ficou para outra oportunidade. Por fim, a assembléia deliberou que o número de sócios não excederia 50 e considerou sócios fundadores os 42 participantes da reunião.
A segunda reunião realizou-se na data marcada, 10 de fevereiro de 1914, no mesmo local da primeira e com a presença de elevado número de participantes. Foi empossada a diretoria eleita, aumentando o número de sócios para 100 e foram considerados sócios fundadores, mais de 15 novos sócios que se filiaram ao Paysandu.
Fonte: www.nacaobicolor.com